Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vídeo Motivacional: Não desista por causa dos obstáculos! Você sempre tem aliados

Música Motivacional: Kung fu Panda - Music Video - Shut Up

Música Motivacional: Kung Fu Panda - Kung Fu Fighting

Música Motivacional:Fast & the Furious - Tokyo Drift Music Video(JADITZ VERSION)

Música Motivacional: Rio Soundtracks 03 ♫♫♫ - Mas Que Nada (2011 Rio Version) - Sergio Mendes

Música Motivacional: Soundtrack - Gladiator - Now We Are Free (with lyric).flv

MATERIAL DE PROVA... O SAMURAI.

O Samurai tem especial carinho por sua espada porque ela é uma das grandes responsáveis por sua vitória em qualquer batalha. Por isso, ele escolhe a espada com atenção, cuida de seu instrumento de trabalho, afia a lâmina, e treina todos os dias ... porque sabe, que isso propiciará uma harmonia. Homem e instrumento devem ser um só! A espada é a extensão do Samurai.


Você deve seguir o exemplo do Samurai quando for escolher o Código a ser usado no Exame de Ordem. É necessário pesquisar o Código, experimentar o material, escolher o que mais lhe agradou entre os oferecidos pelas mais diversas editoras. Você deverá descobrir qual o mais adequado para você. Observe a folha usada pela editora (eu particularmente não gosto daquelas folhas de bíblia super finas, porque gosto de grifar... e elas são muito frágeis), confira o tamanho da letra, os índices do material, a ordem em que estão dispostas as normas, se os artigos remetem às súmulas, etc.



O Código para você será como a espada para o Samurai, sua extensão. Antes da prova você vai treinar tanto com o Código escolhido, que no dia da batalha final já haverá adquirido tamanha intimidade, que não terá nenhuma dificuldade em encontrar as respostas do Exame, e obter vitória.



Usar o mesmo Código que treinou antes da prova, por si só já te deixa calmo. Isso porque você já trabalhou o material, folheou mil vezes, fez marcações, corrigiu respostas erradas durante o treino. Já exercitou a prática, tanto, que saberá muitos artigos de lei e localizações de matérias de cor.



Acredite: conhecer o material é de extrema importância! O que é bom para o seu colega, às vezes não é bom para você. Esqueça qual Código está na moda! O Código ideal é aquele que você se sente melhor, e pronto... e isso é muito particular.



Esse trabalho é exclusivo seu. O Código utilizado para o estudo deve ser o mesmo que você levará para a prova. Não caia na besteira de usar para estudar um código velho, e depois comprar um código atualizado uma semana antes da prova, mesmo que seja da mesma editora. As edições mudam! Equivale ao Samurai treinar luta com uma determinada espada, e no dia do duelo usar uma espada menor e mais leve... vai ser um desastre, e a chance de dar tudo errado é enorme, porque precisamos de um tempo para nos acostumar com as coisas, nos sentirmos seguros.



O Código será o seu companheiro. Estará com você a todo tempo, inclusive na cabeceira da cama. Quando tiver um tempinho extra, ou o sono não chegar rápido, você vai lê-lo. Pouco a pouco você criará uma afinidade com seu Código, e não quererá mais trocá-lo.



Aconselho a não comprar um Vade Mecum. Esse tipo de material possui todas as matérias, mas de uma forma rasa. Pode acontecer de não conter uma lei mais específica. Assim, o melhor a fazer é escolher um Código especial da matéria em que você optou realizar na 2ª fase do exame de Ordem, porque este será mais completo no assunto.



As marcações básicas, com “grude”, a serem realizadas no Código são (a exemplo do caso de Civil/ Processo):



a)    Código Civil e Código de Processo Civil;


b)    Índice Alfabético Remissivo do Código Civil e Código de Processo Civil;


c)    Índice Sistemático Código Civil e Código de Processo Civil;


d)    Legislação (onde se separa os Códigos das Leis);


e)    Índice Cronológico da Legislação.



Portanto, seu Código ficará separado em 8 partes. Com essa organização você ganha tempo na hora de procurar pela matéria através das palavras chave que você encontrou no problema da prova. Procure as respostas exatamente nessa ordem!



Atenção: não polua seu Código com infinitos “grudes”! Isso vai te deixar confuso, e te atrapalhar. Lembre-se, o material organizado e limpo é o instrumento de trabalho perfeito!



Agora, mãos a obra! Escolha seu material, coloque os “grudes” e faça exercícios! Os melhores exercícios, e mais disponíveis... e ainda de graça sãos as provas anteriores que você encontra na internet!



"Toda ferramenta é uma arma se você a acreditar como tal." Ani DiFranco



“Quando a espada e o guerreiro se tornam um, vence-se o inimigo à longa distância.” Tiago Santana



“Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.” George R. R. Martin

A ESTÉTICA DA PEÇA DE 2a FASE DA OAB

O gabarito oficial pontua a legibilidade do texto isso é a LETRA LEGÍVEL, aquela que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, vai entender. Portanto, se sua forma de escrever for sofrível, compre um caderno de caligrafia AGORA e treine...treine...treine, enquanto há tempo.

O examinador certamente não se esforçará para entender sua letra, pode acreditar. Ele tem milhões de peças para corrigir, e leva em conta que quem está a fim de passar vai facilitar a correção. Para piorar, ele lê em regra as provas escaniadas pela tela de um computador! Hieróglifos são eliminados sem piedade, apenas restando a boa caligrafia com chance de sucesso, e isto não quer dizer uma letra bonita, mas sim CLARA.

O português empregado na peça também é considerado. Portanto use palavras que você tem CERTEZA da grafia. Aproveite o treino com exercícios para usar sempre as MESMAS palavras conforme a linguagem jurídica.

Escrever algo nunca antes usado é perigoso, e chance de errar é enorme. Portando APROVEITE o tempo que ainda resta antes da prova para usar o dicionário enquanto treina as peças! E se no dia da “bendita” der um branco, prefira as palavras simples.

Termos em outro IDIOMA, como latim ou inglês só deverão ser utilizadas se você estiver ABSOLUTAMENTE CERTO da grafia correta. Utilize aspas! Ex: Labor (improbus) omnia vincit

ANTES de iniciar a prova leia TODAS as instruções com CALMA E ATENÇAO. Elas não estão ali de graça!

MANDAMENTOS DA ESTÉTICA

1) RESPEITAR AS MARGENS LATERAIS. O escrito que ultrapassar não será considerado! Além de deixar a sua peça com aspecto de desleixo.

2) ATENTAR PARA O NÚMERO DE FOLHAS. Na última prova foram CINCO. Tudo que for escrito em outra folha, que não a definitiva, ou fora de seu campo determinado será ignorado. Daí a importância do treino. PLANEJAMENTO é essencial para não haver surpresas desagradáveis. Fique certo: você não ganhará outro caderno de respostas, em nenhuma hipótese.

Já houve exames com número maior de páginas para a peça, então, o ideal é que se treine com 4 folhas, deixando 5ª para as devidas finalizações que precisam de espaço.

3) NUNCA ESCREVER NO VERSO DA PÁGINA. Apesar de haver o aviso, muitos alunos no desespero cometem esse suicídio de OAB. Poderá acarretar a reprovação. Não vá cair nessa!

4) CAPRICHE NA PEÇA. Uma peça organizada, com aspecto limpo, texto fluido e letra clara demanda PREPARAÇÃO e TREINO. A possibilidade de você ter sucesso sem dedicação é 0,0000000000000001 %, então não conte com a graça divina!

Fique atento com as informações passadas pela organizadora, pois na prova anulada por fraude, houve economia de papel, e os alunos foram abrigados a escrever na frente e no verso da página, entretanto o verso possuía as características de uma página de resposta, com linhas e numeração.

5) SE ERRAR PASSE UM “TRAÇO SIMPLES” POR CIMA E CONTINUE, conforme a orientação do edital. Não fique preocupado e continue o texto de acordo com o exemplo:

Palavra errada (traço simples) Palavra certa bla bla
Palavra errada (traço simples),digo,Palavra certa bla bla bla


Fique atento, no último exame a OAB proibiu o uso de “parênteses” na palavra grafada de forma incorreta!

A rasura que mostra relaxamento, desleixo diminuirá sua nota a exemplo do rabisco. Não esqueça que a orientação é pelo não uso do “branquinho”!

6) JAMAIS INVENTE DADOS!!! O máximo que você poderá adicionar será documentos óbvios, ou necessários legalmente e não citados no texto como: certidão de casamento, nascimento, óbito, registro de imóveis, contrato, carta, fax, orçamento etc.

Dados excedentes são considerados IDENTIFICAÇÃO DA PROVA, como também sua assinatura, florzinhas, desenhos ou qualquer coisa que possa parecer uma mensagem com intenções ilícitas ao examinador.

As invenções são exceções permitidas apenas se o examinador na questão da prova determinar!

Caso a questão não dê o nome das pessoas, NÃO USE os famosos: “Fulano”ou “Beltrano”, “Tício” e “Mévio”, “João” e “Maria”.

A regra do último exame foi o uso de reticências para as informações não disponibilizadas, mas importantes, exemplo:

“Município... Data... Advogado... OAB...”

Invenções impertinentes podem causar a ANULAÇÃO da prova.

7) NÃO CONFUNDA RASCUNHO COM GABARITO! Nada escrito no rascunho será analisado!

Portanto você está proibido de fazer a peça inteira no rascunho para só depois passar para a folha de respostas. No rascunho serão feitos apenas apontamentos no “esqueleto” treinado em sala de aula. Acredite, não haverá tempo de fazer duas vezes a peça. Exercite-se antes, e você estará preparado para fazer a peça com confiança na folha definitiva, após estudar com cuidado e encontrar toda a fundamentação pertinente no rascunho.

8) NUNCA DEIXAR RECADOS PARA O EXAMINADOR. Este fato é muito comum, e gravíssimo. As pessoas contam a importância da aprovação, as dificuldades da vida, elogiam a CESPE e a OAB... O examinador não vai se emocionar com nada disso, e pode até te prejudicar. No caso da vontade de qualquer exposição, aguarde o recurso.

9) NÃO SUGE A PROVA. Cuidado com chocolate, suco, “branquinho”, bolacha etc.

10) ANTES DA PROVA TREINE, TREINE, TREINE, E QUANDO CANSAR TREINE MAIS! VOCÊ GANHARÁ SEGURANÇA, E A VITÓRIA SERÁ SUA! LEMBRE-SE:

“Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez” Newt Gingrich

Uma boa dica é utilizar no seu treino de peças as folhas de resposta usada pelo examinador, que estão disponíveis no site da OAB.

Mãos à obra! Aproveite cada minuto de estudo! Nunca haverá perda de tempo quando se dedica a um sonho... haverá investimento, e a certeza do sucesso adiante. O maior responsável por sua vitória é você!
 
 
"Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões:
Por que? Por que não?
Por que não eu?
Por que não agora?"
James Allen
Agarre a oportunidade... Acredite na vitória!! Você pode!!

Lembre-se que as dicas são formas de facilitar seu trabalho e não regras absolutas. Tente se adaptar aos pedidos do examinador, mas não mude sua forma de confeccionar a peça se ela já esta sedimentada e também correta. Respeite seu estilo!

Daí a importância da entrega das peças! Nas correções analisaremos seu desempenho e indicaremos as necessárias modificações. Refazendo o exercício, você estará desenvolvendo cada vez mais sua capacidade e facilidade na confecção.

Não existe segredo! A repetição leva à perfeição.


MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO NO EXAME DE ORDEM

Costumo relacionar a automotivação com o exercício de encontrar “bons motivos” para uma mudança de hábito, com a finalidade na aprovação no Exame de Ordem. Tanto a meta do sucesso na prova da OAB, como os “bons motivos” devem ser bem definidos em sua mente, para que então você estude o caminho a ser percorrido para a concretização desse gol.

O êxito no Exame de Ordem é desejado por todo bacharel em direito e os "bons motivos” são muitos: realização em se tornar advogado, autonomia financeira, requisito para ser efetivado no escritório em que estagia há muito tempo, etc. Agora encontre os seus “bons motivos”, escreva em um papel em ordem de importância... e utilize essa ferramenta para não desviar de sua meta, nem tampouco deixar que o medo te influencie negativamente – olhando de forma firme e positiva seu estudo, você não perderá tempo com qualquer influência que possa sabotar sua conquista da carteira da OAB.

Para iniciar sua trilha de vitória, primeiro acredite: você pode e vai passar!

Claro que o sucesso depende de sacrifício, mas realizado, a probabilidade de aprovação é quase matemática. Para tanto, você dependerá de um planejamento estratégico, que incluirão organização e disciplina! Tudo isso depende exclusivamente de você, portanto, a sua vitória depende do seu esforço, e mais ninguém... não há como colocar a culpa em eventual fracasso em seus pais, no namorado ou em qualquer fator externo.

O estudo é sempre um investimento com ganho garantido, e investir em si mesmo é o melhor que se pode fazer. O treino sério te levará a uma vida diferente, mas não menos feliz... eu garanto: você ficará mais saudável, seu conhecimento jurídico teórico e prático se potencializará, e conseqüentemente você acreditará na sua capacidade devido o aumento da sua auto-estima.

Venha participar dessa maratona de estudos agora! Os frutos que irá colher serão permanentes... e a emoção inesquecível quando encontrar seu nome na lista de aprovados, e depois na solenidade para receber sua carteira vermelhinha.

Você possui as rédeas de sua vida, decida pela vitória e ela será sua!

“Eu acredito, eu luto até o fim: não há como perder, não há como não vencer” Oleg Taktarov