Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Angustiado... O que as peças de 2 fase tem em comum?

ANGÚSTIA pré-OAB...! (Inspirado nos ensinamentos de Ivan Capellato e Teresa Pinheiro)

ANGÚSTIA pré-OAB...!
 (Inspirado nos ensinamentos de Ivan Capellato e Teresa Pinheiro)



A ansiedade possui o papel importante para conseguirmos as coisas que almejamos. Entretanto ela esta ligada ao medo, e quanto excessiva se transforma em raiva. Enquanto OABeiro ouço inúmeras reclamações, especialmente relacionadas ao seu esforço em passar no exame sem sucesso, e os exemplos de vitória de pessoas consideradas displicentes.

O fato é que quanto mais conquistas acumulamos, maior o medo de perder. Fazer a faculdade de Direito foi uma grande conquista, passar pelo TCC também, mas sem a carteira da OAB ficamos descrentes, nos sentimos abandonados... já somos bacharéis, mas não somos advogados.

Quando passamos do limite do medo, ficamos doentes. Daí a epidemia de ansiedade, depressão, síndrome de pânico, estafa, entre outros sintomas, que são uma realidade na atualidade. Você não esta sozinho... mas precisa refletir se precisa de ajuda, e decidir que não quer ficar nessa situação “só porque todo mundo esta”.

O medo é tão extremo e ameaçador, que por vezes nos afastamos até das pessoas que amamos para não sofrer. Ficamos com pessoas próximas não tão importantes, apenas para nos sentirmos seguros, afinal, estas não tem a capacidade de nos magoar. Fugimos de algo essencial, o amor, com medo de arriscar. Com o Exame de Ordem não é diferente: também fugimos do inevitável, encontrando desculpas para não realizar, especialmente quando ficamos frustrados com uma reprovação. É o famoso “quero mais não posso”!

Quando muito tristes com a situação de reprovação, ou com a pressão exagerada em passar que sentimos, estimulamos o nosso prazer. Primeiro decidimos abdicar das coisas que gostamos para estudar para a OAB (paramos de fazer esporte, não aproveitamos os momentos em família, etc.).
Mas com a frustração de não conseguir a carteira da OAB, vamos ao oposto, porque nos sentimos desamparados (nem suas preces, nem suas boas ações estão te ajudando... Deus te abandonou, é um carma, ou, talvez você não leve jeito para ser advogado mesmo... e deve se conformar: fazer uma pós-graduação ou ingressar em outra faculdade). Justificando e fazendo de tudo para “ignorar o ignorável”, nos afastamos do caminho da aprovação nos entregamos à comida e bebida, ao sexo, e etc.).

O ideal é o caminho do meio. Lazer e trabalho no estudo! Um depende do outro para ser pleno. Não se sinta culpado por ao invés de estar estudando estar descansando, porque a escassez de um desses fatores faz com que o outro não funcione. É importante sair da autossabotagem, pois, um dia sem estudo ou com menos produtividade, não anula os dias anteriores (a faculdade) nem tampouco os dias posteriores.

Aliás, é bom observar com quem você esta andando. As média das 5 pessoas que você mais convive são o reflexo de você. É necessário ir no contrafluxo! Não se uma a quem esta na mesma situação que esta, mas com que esta melhor. Sim, aquela frase “diga-me com quem andas que te direi quem és” faz muito sentido em nossa vida... pode até parecer cruel falar assim dos seus amigos, mas “é o que é”... e, se for necessário se afastar, mesmo que por um tempo, faça agora.

A angústia se relaciona a uma situação de perigo, aquele aperto no peito nos dá a sensação que algo esta faltando. Na época do estudo para o Exame de Ordem, temos medo de no fim dessa maratona de esforço não desempenharmos bem na prova, vem à sensação que não sabemos tudo, que não se está preparado o suficiente, e por fim, de que a prova que estou inscrito não é aquela da minha aprovação.

Coisas simples devem estar bem claras na sua mente:
- Você não precisa acertar tudo na prova da OAB! Basta o suficiente, que basicamente se traduz em metade da prova. Dá pra errar muito então, e ainda assim passar.
- Você nunca estará preparado o suficiente para enfrentar uma prova. Sempre haverá mais coisas para saber... então relaxe, “nada está sob controle”.
- Seu compromisso é saber o que você conseguiu estudar legal. Por isso a importância de estudar com qualidade, já que por vezes a quantidade trás o engano da superficialidade.

Nossa relação com o tempo mudou, sendo a tecnologia uma grande responsável. Compramos nossas aulas, que ficam disponíveis para acessarmos quando quisermos. Mas nem sempre queremos não é mesmo? E vamos enrolando... afinal esta ali, à minha disposição. Engraçado que a maioria das coisas que estão à disposição não são valorizadas... observe.

E por vezes influenciados por comportamentos nocivos (como “se achar o tal”, que dá conta em cima da hora), mas recheados de amor, somos estimulados a nos sentirmos “bons demais” e protegidos ao extremo, que infelizmente acarreta a falta de humildade. Tudo isso vira um peso, e um problema e lidar com desafios e frustrações. Talvez você tenha ido mais longe que seus pais (ou aqueles que fizeram o papel, inclusive sua família em geral) nos estudos, ou que eles tenham colocado uma grande expectativa em você de fazer aquilo que eles não fizeram. O fato é que eles querem que você vença sem passar pelos espinhos que necessariamente estão no caminho da vitória (mas os espinhos são o aprendizado e o amadurecimento necessários).

Saia dessa! As dificuldades são as oportunidades que você precisa crescer. São ensinamentos imprescindíveis para o crescimento. Vão fazer você valorizar ainda mais sua carreira no Direito. Então pare de procurar por fórmulas mágicas, assuma a responsabilidade por sua aprovação, e aceite que é necessário fazer a sua parte para passar no Exame de Ordem.

Estamos olhando demais para fora, quando deveríamos olhar para dentro. Tem uma música que sabiamente diz “os outros são os outros, e só”, e é bem isso. Prestamos atenção no que “os outros” fazem, o que “eles” dizem, o que “eles” acham, o que “eles” conquistam. E nós? Pare de perder tempo! Tanto faz como “os outros” vem vivendo suas vidas, isso não faz diferença para a sua vida... e isso já é mais do que o suficiente para você parar de se importar. Olhe para dentro! Foque em você, afinal, é a sua foto e assinatura que estarão na carteira da OAB.

Eu lanço o desafio de você se colocar no seu lugar. Essa coisa de “self”, de ficar mostrando o que faz só te complica... porque você espera aprovação “de fora” / “dos outros”. Se você posta nas redes sociais que esta lutando para passar na prova da OAB, você cria ainda mais expectativa nos seus “seguidores” (e depois fica bravo quando te perguntam se você já passou). Você dá munição para o “bandido”, expondo sua vida para quem quiser ver (e nem venha com esse papinho que estão te investigando... expôs sua vida porque quis!). Então vamos ficar mais quietinhos, parar de procurar aprovação externa, e valorizar no que realmente importa: seu estudo para a OAB.


Não existe “cortar caminho” para a aprovação no Exame de Ordem (aliás em nenhuma conquista importante). Então seja menos rígido com você, e aceite construir seu futuro de aprovado na OAB passo-a-passo (sem fórmulas mágicas ou atalhos). Faça o melhor que puder, no tempo que tem, e “vá à campo”! Encare a prova da OAB e confie que vai dar tudo certo!

Professora Gisele Lenzi - Treinador OAB
www.treinadoroab.com.br