Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Treinos finais de peça para a 2a fase da OAB...fique atento a essas considerações e para detonar na peça!


A prova se aproxima, o que faz dos treinos finais essenciais para seu bom desempenho! TREINE A PEÇA PRÁTICA SEGUINDO ESSAS DICAS:

1. DÊ PREFERÊNCIA A REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NA FOLHA DE PROVA DA OAB. VOCÊ ENCONTRA NOS EXAMES ANTERIORES PARA IMPRIMIR;

2. USE APENAS 4 PÁGINAS NO TREINO! Reserve a 5a para emergências no dia da prova.

2. MARQUE SUTILMENTE O MEIO DA FOLHA (aperte 2 pontos) CRIANDO UMA LINHA IMAGINÁRIA GUIA. NÃO FAÇA UMA DOBRA RÍGIDA! APENAS FAÇA ESSA DELIMITAÇÃO PARA INDICAR SUA FORMATAÇÃO DA FOLHA;

3. OS PARÁGRAFOS DEVEM COMEÇAR A PARTIR DA LINHA IMAGINÁRIA!

4. VOCÊ NÃO PODE DEIXAR ESPASSOS EM BRANCO ANTES DA MARGEM, NÃO PODE:
- DEIXAR ESPAÇO ANTES DA MARGEM;
- CRIAR “PERNAS” NA ESCRITA PARA OCUPAR O ESPAÇO;
- ULTRAPASSAR A MARGEM.

5. É PERMITIDO SEPARAR EM SÍLABAS AS PALAVRAS (mas só faça se tiver certeza!)

6.  "DOS FATOS": DEMONSTRE O SEU "PODER DE SÍNTESE", ocupando  APENAS MEIA FOLHA.

7. A QUALIFICAÇÃO DAS PARTES DEVE SER COMPLETA EM ORDEM!

NACIONALIDADE, ESTADO CIVIL, PROFISSÃO, PORTADOR DO RG, INSCRITO NO CPF/MF, RESIDENTE E DOMICILIADO NA ..., N..., CEP..., BAIRRO..., CIDADE..., ESTADO DE ...

8.  FAÇA O REQUISITO DO ARTIGO 39, I, DO CPC: 

“...POR SEU ADVOGADO E BASTANTE PROCURADOR IN FINE ASSINADO, COM ESCRITÓRIO PROFISSIONAL ONDE RECEBERÁ INTIMAÇÃO NA ..., N..., CEP..., BAIRRO..., CIDADE..., ESTADO DE ... (EM CUMPRIMENTO DO ARTIGO 39, I, DO CÓDIGO DE PROCESSO  CIVIL).

9. NÃO ESQUEÇA, A PRIMEIRA FOLHA DEVE ESTAR IMPECÁVEL!! "A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!"

10. "Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho."
Theodore Roosevelt

Prof. Gisele Lenzi
www.treinadoroab.com.br


Dicas finais sobre a estética da peça de 2a fase da OAB

Dicas finais sobre a ESTÉTICA DA PEÇA DE 2a FASE DA OAB

*Escrita:

1) Letra LEGÍVEL:
É aquela que qualquer pessoa consegue entender. Portanto, se sua forma de escrever 'de mão' for sofrível, opte por 'letra de forma/ bastão". 

2) CANETA de cor forte e ponta grossa:
A caneta estilo "bic" é a mais indicada para o uso na prova, porque costuma deixar uma marca firme no papel e não borra, independente do estilo de letra do aluno. Saiba que todas as provas são digitalizados e lidas pela tela de um computador, portanto, o traço e cor fortes são essenciais para a boa visualização de sua peça pelo examinador.

3) Erro de GRAMÁTICA: 
O português empregado na peça também é considerado. Portanto use palavras que você tem CERTEZA da grafia. Aproveite o treino com exercícios para usar sempre as MESMAS palavras conforme a linguagem jurídica. Escrever algo nunca antes usado é perigoso, e chance de errar é enorme. 

* Folha de prova:

1) RESPEITAR AS MARGENS. O escrito que ultrapassar não será considerado! Além de deixar a sua peça com aspecto de desleixo.

2) ATENTAR PARA O NÚMERO DE FOLHAS. Em regra CINCO. Tudo que for escrito em outra folha, que não a definitiva, ou fora de seu campo determinado será ignorado. O ideal é que se treine com 4 folhas, deixando 5ª para as devidas finalizações.

3) NUNCA ESCREVER NO VERSO DA PÁGINA. Apesar de haver o aviso, muitos alunos no desespero cometem esse erro. Nada escrito no verso será considerado.

5) SE ERRAR PASSE UM “TRAÇO SIMPLES” POR CIMA E CONTINUE, conforme a orientação do edital. Não fique preocupado. A "rasura" sim é proibida e pode reduzir seus pontos pois mostra desleixo...portanto não faça!

6) JAMAIS INVENTE DADOS!!! O máximo que você poderá adicionar será documentos necessários legalmente e não citados no texto como: certidão de casamento, nascimento, óbito, registro de imóveis, contrato, carta, fax, orçamento etc. Faça o uso de "reticências" para as informações não disponibilizadas, mas importantes, exemplo: “Município... Advogado... OAB...”

7) NÃO CONFUNDA RASCUNHO COM GABARITO! Nada escrito no rascunho será analisado! Fique atento à página com a 'marca d'água' em cinza claro onde se lê 'rascunho'. Portanto você está proibido de fazer a peça inteira no rascunho para só depois passar para a folha definitiva. No rascunho serão feitos apenas apontamentos do “esqueleto” (base no 282 do CPC, ordem de qualificação com os dados disponíveis no problema, linha do tempo processual para descobrir a peça e a tese). Acredite, não haverá tempo de fazer duas vezes a peça. 

8) NUNCA DEIXAR RECADOS PARA O EXAMINADOR. Este fato é muito comum, e gravíssimo. As pessoas contam a importância da aprovação, as dificuldades da vida, elogiam a FGV e a OAB... O examinador não vai se emocionar com nada disso, e pode até te prejudicar. No caso da vontade de qualquer exposição, aguarde o recurso.

9) NÃO SUGE A PROVA. Cuidado com chocolate, suco, bolacha etc.

10) ANTES DA PROVA TREINE, TREINE, TREINE, E QUANDO CANSAR TREINE MAIS! VOCÊ GANHARÁ SEGURANÇA, E A VITÓRIA SERÁ SUA! LEMBRE-SE:

“Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez” Newt Gingrich

Uma boa dica é utilizar no seu treino de peças as folhas de resposta usada pelo examinador, que estão disponíveis no site da OAB.
 
Prof Gisele Lenzi