Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Dicas finais sobre a estética da peça de 2a fase da OAB

Dicas finais sobre a ESTÉTICA DA PEÇA DE 2a FASE DA OAB

*Escrita:

1) Letra LEGÍVEL:
É aquela que qualquer pessoa consegue entender. Portanto, se sua forma de escrever 'de mão' for sofrível, opte por 'letra de forma/ bastão". 

2) CANETA de cor forte e ponta grossa:
A caneta estilo "bic" é a mais indicada para o uso na prova, porque costuma deixar uma marca firme no papel e não borra, independente do estilo de letra do aluno. Saiba que todas as provas são digitalizados e lidas pela tela de um computador, portanto, o traço e cor fortes são essenciais para a boa visualização de sua peça pelo examinador.

3) Erro de GRAMÁTICA: 
O português empregado na peça também é considerado. Portanto use palavras que você tem CERTEZA da grafia. Aproveite o treino com exercícios para usar sempre as MESMAS palavras conforme a linguagem jurídica. Escrever algo nunca antes usado é perigoso, e chance de errar é enorme. 

* Folha de prova:

1) RESPEITAR AS MARGENS. O escrito que ultrapassar não será considerado! Além de deixar a sua peça com aspecto de desleixo.

2) ATENTAR PARA O NÚMERO DE FOLHAS. Em regra CINCO. Tudo que for escrito em outra folha, que não a definitiva, ou fora de seu campo determinado será ignorado. O ideal é que se treine com 4 folhas, deixando 5ª para as devidas finalizações.

3) NUNCA ESCREVER NO VERSO DA PÁGINA. Apesar de haver o aviso, muitos alunos no desespero cometem esse erro. Nada escrito no verso será considerado.

5) SE ERRAR PASSE UM “TRAÇO SIMPLES” POR CIMA E CONTINUE, conforme a orientação do edital. Não fique preocupado. A "rasura" sim é proibida e pode reduzir seus pontos pois mostra desleixo...portanto não faça!

6) JAMAIS INVENTE DADOS!!! O máximo que você poderá adicionar será documentos necessários legalmente e não citados no texto como: certidão de casamento, nascimento, óbito, registro de imóveis, contrato, carta, fax, orçamento etc. Faça o uso de "reticências" para as informações não disponibilizadas, mas importantes, exemplo: “Município... Advogado... OAB...”

7) NÃO CONFUNDA RASCUNHO COM GABARITO! Nada escrito no rascunho será analisado! Fique atento à página com a 'marca d'água' em cinza claro onde se lê 'rascunho'. Portanto você está proibido de fazer a peça inteira no rascunho para só depois passar para a folha definitiva. No rascunho serão feitos apenas apontamentos do “esqueleto” (base no 282 do CPC, ordem de qualificação com os dados disponíveis no problema, linha do tempo processual para descobrir a peça e a tese). Acredite, não haverá tempo de fazer duas vezes a peça. 

8) NUNCA DEIXAR RECADOS PARA O EXAMINADOR. Este fato é muito comum, e gravíssimo. As pessoas contam a importância da aprovação, as dificuldades da vida, elogiam a FGV e a OAB... O examinador não vai se emocionar com nada disso, e pode até te prejudicar. No caso da vontade de qualquer exposição, aguarde o recurso.

9) NÃO SUGE A PROVA. Cuidado com chocolate, suco, bolacha etc.

10) ANTES DA PROVA TREINE, TREINE, TREINE, E QUANDO CANSAR TREINE MAIS! VOCÊ GANHARÁ SEGURANÇA, E A VITÓRIA SERÁ SUA! LEMBRE-SE:

“Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez” Newt Gingrich

Uma boa dica é utilizar no seu treino de peças as folhas de resposta usada pelo examinador, que estão disponíveis no site da OAB.
 
Prof Gisele Lenzi

Um comentário: