Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Inimigo do sucesso: o hábito.

O maior inimigo para alcançar uma meta é o hábito! O hábito se resume a um comportamento previsível, isto é, aquele do qual você já está acostumado a fazer... tão acostumado que chega a ser automático. Esses pensamentos usuais, que se reflete em ações repetidas, são difíceis de mudar. Eles causam estagnação, falta de perspectiva e infelicidade. Mas precisam ser analisadas com atenção se você deseja realmente uma vida diferente. A mesma idéia te dirige a uma mesma atitude, que te dá um mesmo resultado, isto é, nenhuma mudança. A frase “Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu.” é uma verdade!

O novo é sempre estimulante! E qualquer temor deve servir de impulso, e não de congelamento na sua busca. Não foque nos problemas... mas sim no contentamento que terá quando alcançar seu objetivo.

Então, é necessário alterar seu modo de pensar, para agir diferente e concretizar seus sonhos! Você tem que se reciclar! Significa que não é necessário mudar drasticamente seu modo de viver, mas sim aperfeiçoá-lo. Você deve investigar suas necessidades, sua personalidade, e melhorar as atitudes que já estão dando certo.

Por exemplo, no estudo: Você é disciplinado? Quando se compromete com 3 horas de estudo por dia você cumpre ou se engana? Você gosta de estudar, mas, deixa para última tarefa do dia e não consegue cumprir, então talvez a solução seja ir a um lugar que estimule o estudo, como uma Biblioteca ou sala de estudos Se é desorganizado, talvez um curso preparatório possa suprir sua defasagem. Em realidade, é sempre bom respirar a atmosfera que te coloca em contato com seu objetivo.

Exemplo, no trabalho: Determinado curso ou Pós fará você se destacar e conseguir um melhor salário. Pesquise o melhor, aquele que realmente fará você um profissional diferenciado. Analise os horários o custo, e se você tem condições de concluí-lo. Não pense que você está jogando tempo e dinheiro fora, porque investir em si mesmo nunca é desperdiçar... você colherá bons frutos, acredite! Com idéias atuais, você poderá proporcionar a um empregador mudanças importantes, e será certamente valorizado, também, conseguirá um novo trabalho mais rápido. Pare de perder tempo... pois enquanto você está só pensando, outras pessoas já estão correndo atrás. O importante é escolher um curso que você se identifique e faça com prazer.

Exemplo, nos relacionamentos: Seu relacionamento amoroso está ruim? Por quê? Constate se o que vocês têm é uma relação baseada em afeto... se for baseada em dinheiro você tem um problema. Se trabalha demais para “dar de tudo” a pessoa amada financeiramente, mas para isso passa mais tempo no trabalho do que na companhia da família, perceba que está negligenciando afeto. Então busque o equilíbrio! Você pode chegar30 minutos mais cedo do trabalho todos os dias e dar atenção às pessoas importantes para você; tente marcar de almoçar junto com seu amor no meio da semana; nos dias que não puder ver a família mande e-mails, mensagens ou deixe um recado dizendo quanta saudade tem delas e quanto são especiais pra você.

Acredite, o maior beneficiado com sua tranformação é você mesmo!

Então escreva suas metas. Planeje como chegar até elas. Cria quadros de horário e cumpra-os! E a cada semana, faça uma análise para concluir se está funcionando, e caso não esteja, adapte-se.

Nunca se esqueça que tudo o que é importante para você vale à pena!

Vigilância sempre!

(inspiração: Lages, Andrea. Coaching com PNL. Rio de Janeiro: Qualitimark, 2004)