Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESTUDAR COM PROVAS! SIM! DICAS PARA A 1 FASE DA OAB

Pessoal da OAB, esse post é para vocês!

Durante a semana toda muitos alunos tem me perguntado alguma dica “milagrosa” para a 1 fase do Exame da OAB, que já é domingo que vem. Então vamos lá:

a) Gostaria que nesse final de semana TODO você se dedicasse à feitura de provas. Imprima a prova no site da OAB/FGV (sem o gabarito). Isso porque nosso “cérebro é muito esperto, e sempre dá um jeitinho de ver a resposta, mesmo ela estando de “ponta cabeça”. Por isso sou contra livros de questões que trazem o gabarito na própria página. Depois de finalizado o exercício, imprima o gabarito e confira as respostas.

b) Aproveite para marcar as questões que se REPETEM. Normalmente, elas serão pedidas novamente!

c) Use as questões que você errou como ESTUDO. Errar e não procurar a justificativa na lei, é perder tempo, É NÃO APRENDER! Para nunca mais errar você precisa fazer esse trabalho, que já é um estudo (USE O VADEMECUM... GOOGLE É PROIBIDO). Lembre-se de quando era criança, e errava uma palavra... ai tinha de procurar naquele dicionário gigante, e dava o maior trabalho... MAS EXATAMENTE POR ISSO VOCÊ NUNCA MAIS ERRARIA AQUELA PARAVRINHA.

d) Se preferir, você pode resolver as provas em blocos (ex: bloco de civil, bloco de penal, etc.). Mas não esqueça de deixar o gabarito, a princípio, fora do seu alcance.

e) Bom, vamos à estratégia de resolução de prova: você precisa aproveitar os primeiros 50 minutos de prova, onde sua concentração está em nível máximo. Escolha as questões curtas, da matéria que você mais domina, para a que menos domina, em ordem decrescente. Depois passe às médias.

f) As questões longas serão aquelas em que você aplicará o “chute consciente”. Eliminando duas alternativas “totalmente sem propósito” e ficando com apenas 2 para chutar, o que te dá a chance de 50 % de acerto.

g) Mas o que são questões pequenas/ médias e grandes? Pessoal, muito fácil... Basta observar a prova, aquelas questões que ocupam mais da metade da coluna são grandes! Certo? Nessa parte você já passou!

h) Se seu “cursinho” disse que você tem que realizar a prova da questão 1 a 80, sem pular... Infelizmente eles não estão agindo estrategicamente. Coisa de vida... só quem é “FAZEDOR” de prova..., manja de estratégia. Ela é exatamente utilizada porque é impossível dominar todas as matérias. Prova é guerra! Vai comigo que você vai se dar bem.

i) Na prova observe que sempre ela começa com uma questão curta, e uma “gigante” né? Isso é a estratégia de prova do Examinador. Ele quer desestabilizar sua moral. Você faz a primeira curta feliz, e quando chega na letra D da grande nem lembra mais o enunciado, se sente um “goiabão”, passa a não acreditar em sim, e ai... é derrota total.

j) E se você possuir tempo (APENAS SE SOBRAR) você poderá usar a estratégia de “PROBABILIDADE”. Por probabilidade a prova tem que ter o mesmo número de questões corretas, distribuídas nas letras A, B, C, D. Você deve equilibrar as escolhidas. Veja a letra menos escolhida e chute nessa.

k) Última coisa: antes e durante a prova o mantra é: “EU VOU LER AS QUESTÕES COM CALMA, E VOU ENCONTRAR A RESPOSTA CERTA”. Quando você optar por uma letra, não mude depois! Normalmente você muda quando está no fim da prova, cansado, e erra... Fique com a primeira escolha.

l) Por fim gente, mudarei a estratégia de estudos da última semana (A QUE VEM) no domingo. Semana que vem É PROIBIDO FAZER PROVA, porque vai te dar desespero caso você não se saia bem. Vamos focar na revisão das matérias que você mais domina!

m) Você está proibido de estudar semana que vem as matérias que você é “ruim” ok. Estratégia errada! Se você estudar essas matérias, no nervoso, você não irá aprender NADA. E pior, VAI ESQUECER as matérias que você domina. Isso porque nosso cérebro trabalha com repetição! Então semana que vem você vai firmar o que você já sabe, e ignorar o que não sabe.

n) Dados na mesa! Lets Go!

o) Domingo enviarei nossa estratégia para a última semana.

p) Bons estudos!