Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MATERIAL DE PROVA... O SAMURAI.

O Samurai tem especial carinho por sua espada porque ela é uma das grandes responsáveis por sua vitória em qualquer batalha. Por isso, ele escolhe a espada com atenção, cuida de seu instrumento de trabalho, afia a lâmina, e treina todos os dias ... porque sabe, que isso propiciará uma harmonia. Homem e instrumento devem ser um só! A espada é a extensão do Samurai.


Você deve seguir o exemplo do Samurai quando for escolher o Código a ser usado no Exame de Ordem. É necessário pesquisar o Código, experimentar o material, escolher o que mais lhe agradou entre os oferecidos pelas mais diversas editoras. Você deverá descobrir qual o mais adequado para você. Observe a folha usada pela editora (eu particularmente não gosto daquelas folhas de bíblia super finas, porque gosto de grifar... e elas são muito frágeis), confira o tamanho da letra, os índices do material, a ordem em que estão dispostas as normas, se os artigos remetem às súmulas, etc.



O Código para você será como a espada para o Samurai, sua extensão. Antes da prova você vai treinar tanto com o Código escolhido, que no dia da batalha final já haverá adquirido tamanha intimidade, que não terá nenhuma dificuldade em encontrar as respostas do Exame, e obter vitória.



Usar o mesmo Código que treinou antes da prova, por si só já te deixa calmo. Isso porque você já trabalhou o material, folheou mil vezes, fez marcações, corrigiu respostas erradas durante o treino. Já exercitou a prática, tanto, que saberá muitos artigos de lei e localizações de matérias de cor.



Acredite: conhecer o material é de extrema importância! O que é bom para o seu colega, às vezes não é bom para você. Esqueça qual Código está na moda! O Código ideal é aquele que você se sente melhor, e pronto... e isso é muito particular.



Esse trabalho é exclusivo seu. O Código utilizado para o estudo deve ser o mesmo que você levará para a prova. Não caia na besteira de usar para estudar um código velho, e depois comprar um código atualizado uma semana antes da prova, mesmo que seja da mesma editora. As edições mudam! Equivale ao Samurai treinar luta com uma determinada espada, e no dia do duelo usar uma espada menor e mais leve... vai ser um desastre, e a chance de dar tudo errado é enorme, porque precisamos de um tempo para nos acostumar com as coisas, nos sentirmos seguros.



O Código será o seu companheiro. Estará com você a todo tempo, inclusive na cabeceira da cama. Quando tiver um tempinho extra, ou o sono não chegar rápido, você vai lê-lo. Pouco a pouco você criará uma afinidade com seu Código, e não quererá mais trocá-lo.



Aconselho a não comprar um Vade Mecum. Esse tipo de material possui todas as matérias, mas de uma forma rasa. Pode acontecer de não conter uma lei mais específica. Assim, o melhor a fazer é escolher um Código especial da matéria em que você optou realizar na 2ª fase do exame de Ordem, porque este será mais completo no assunto.



As marcações básicas, com “grude”, a serem realizadas no Código são (a exemplo do caso de Civil/ Processo):



a)    Código Civil e Código de Processo Civil;


b)    Índice Alfabético Remissivo do Código Civil e Código de Processo Civil;


c)    Índice Sistemático Código Civil e Código de Processo Civil;


d)    Legislação (onde se separa os Códigos das Leis);


e)    Índice Cronológico da Legislação.



Portanto, seu Código ficará separado em 8 partes. Com essa organização você ganha tempo na hora de procurar pela matéria através das palavras chave que você encontrou no problema da prova. Procure as respostas exatamente nessa ordem!



Atenção: não polua seu Código com infinitos “grudes”! Isso vai te deixar confuso, e te atrapalhar. Lembre-se, o material organizado e limpo é o instrumento de trabalho perfeito!



Agora, mãos a obra! Escolha seu material, coloque os “grudes” e faça exercícios! Os melhores exercícios, e mais disponíveis... e ainda de graça sãos as provas anteriores que você encontra na internet!



"Toda ferramenta é uma arma se você a acreditar como tal." Ani DiFranco



“Quando a espada e o guerreiro se tornam um, vence-se o inimigo à longa distância.” Tiago Santana



“Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.” George R. R. Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário