Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O poder do “ainda não” no Exame de Ordem. Em que caminho você esta?


Li que em uma escola de Chicago, quando os alunos não desempenhavam satisfatoriamente, recebiam a nota “ainda não”, uma sacada extraordinária contra o que estamos acostumados a viver.

A tradicional nota baixa, mina a confiança do estudante, inclusive o fazendo perder a fé e a esperança em si mesmo. O Oabeiro se deprime porque se fixa na "tirania do agora", do imediato, e especialmente, na opinião daqueles que exigem dele um resultado "para ontem" (fazendo comparações cruéis com aqueles que alcançaram êxito na OAB).

Apesar das facilidades da vida moderna, especialmente quanto à tecnologia, o estudo exige o ser humano em si, e um processo de aprendizagem. 

Não existem chips de memória para serem colocados em nosso cérebro, muito pelo contrário, é necessário o uso consciente desses mecanismos facilitadores (que significa muitas vezes a supressão) para que eles não sejam um refúgio. 

A mentalidade do erro é altamente paralisante ao estudo, pois evita que o aluno encare a realidade, fugindo para qualquer lugar que o faça esquecer o "agora".

O “ainda não” mostra que o estudante esta no caminho da aprendizagem, e que logo mais alcançará o desempenho necessário para se realizar. Ele cria conexões mais fortes em seu cérebro porque aceita sair de sua zona de conforto, combatendo o mesmismo, e exigindo novidades.

Neste sentido, essa nota diferente, nos trás uma mentalidade de crescimento, de que o treinamento no estudo vai fazer com que se alcance a vitória. 

O “poder do ainda” naturalmente nos faz fazer a análise do que poderia ter sido realizado para vencer a prova, os balanços de quais experimentos deram certo ou não, e criam um novo plano de ação baseado nos exemplos daquelas pessoas normais com quem possuem identificação e que também passaram pela tempestade da OAB e conseguiram a aprovação ao final. 

O cérebro que possui a mentalidade de crescimento se envolve com a questão do erro, encarando-o para usar de base para sua correção. Ela é tão genial, que cria o sentimento de pertencimento e igualdade, afinal, só existe uma certeza ao OAbeiro: todos vão ser aprovados se persistirem no estudo.


Em que caminho você esta? O “Agora” ou o “Ainda”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário