Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2012

Primeiro casamento civil igualitário acontece em São Paulo

POR Vitor Angelo


“Zona Leste somos nós”, dizia um antigo samba enredo da Nenê da Vila Matilde, escola de samba paulistana. E neste sábado de manhã, 18, esta região da cidade, que sofre preconceito de boa parte das outras áreas da cidade que se acham “mais chiques e trends”, também incluiu os gays na primeira pessoa do plural.



Foi no Cartório de Itaquera, na zona leste de São Paulo, que aconteceu o primeiro casamento civil igualitário – ou se preferir: gay – da cidade. Segundo o site do jornal “O Estado de São Paulo”, o casal agora Mário Perrone Grego, 46, e Gledson Perrone Grego, 32, já com os nomes de casados, vivem juntos desde 2002 e já tinha o regime de união estável.



Eles conseguiram a autorização para o casamento civil com o parecer da justiça com base no acórdão do Diário de Justiça de 6 de julho de 2012. Esta é mais uma possibilidade aberta para o casamento igualitário que, diferente da união estável, dá os mesmos direitos que os heterossexuais tem aos casais gays, os iguala. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) luta em uma campanha para que a união de pessoas do mesmo sexo seja uma lei federal e que não dependa dos humores de juízes. De qualquer forma, o casal abriu um precedente importante.



Conscientes e militantes do grupo Frente Paulista contra a Homofobia, eles se casaram no bairro para incentivar que os gays da região também se casem. A juíza Janete Berto Pereira foi quem realizou a cerimônia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário