Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vinte pessoas ficam feridas em ataque de cardume de palometas no RS.

Pelo menos 20 pessoas foram atendidas com cortes nas mãos e nos pés.
Local foi liberado para banho, mas é monitorado por salva-vidas.

Ataque do peixe carnívoro palometa em Santa Maria, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Cardume de palometas atacou banhistas no Rio
Toropi (Foto: Reprodução/RBS TV)

Vinte banhistas ficaram feridos após serem mordidos por um cardume de palometas (Chloroscombrus chrysurus) neste domingo (19), no Balneário Passo do Angico, em Toropi, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo os salva-vidas que trabalhavam na área de banho do Rio Toropi, os ataques tiveram início por volta das 16h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o peixe é carnívoro e tem semelhança com a piranha.
As mais de mil pessoas que se banhavam no local foram orientadas a sair da água, informou a coordenação do balneário. Quem foi atacado sofreu ferimentos leves, como cortes nos dedos dos pés e das mãos. As vítimas foram atendidas no local pelo Corpo de Bombeiros de Toropi e de São Pedro do Sul, que precisou enviar ajuda.



O local foi liberado para banho na manhã desta segunda-feira (20), mas está sendo monitorado pelos salva-vidas. Algumas pessoas chegaram a entrar no balneário, e não houve relatos de novos ataques até as 10h30. Os bombeiros acreditam que os peixes atacaram os banhistas devido ao baixo nível da água no balneário e a escassez de alimentos.

= http://www.regionalaguasdaserra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8411:sao-pedro-do-sul-banhistas-atacados-por-peixe-palombeta-foram-atendidas-no-hospital-do-municipio&catid=42:ras

Sete pessoas foram atendidas no Hospital Municipal Getuinar D'Avila do Nascimento no Município de São Pedro do Sul, feridas por ataques do peixe palombeta ( também conhecido como Palometa). Os pacientes receberam curativos e depois foram liberados. Das sete pessoas, uma teve ferimento na orelha e outra no pé, informou o auxiliar de enfermagem Carlos Ricardo Lenz.
Os ataques ocorreram nos Balneários do Passo do Julião em São Pedro do Sul e no Passo do Angico em Toropi.
Os dois balneários são banhados pelo rio Toropi. O ataque do peixe palombeta ocorreu no domingo, dia 19. Segundo informações dos pacientes que foram atendidas no hospital, outras pessoas foram atacadas, mas não procuraram atendimento médico.
O palombeta (Chloroscombrus chrysurus) é uma espécie de peixeteleósteo perciforme da família dos carangídeos. Tais peixes são comuns nos mares do Sudeste do Brasil, principalmente em baías e estuários, chegando a medir até 30 cm de comprimento. Também são conhecidos pelos nomes de carapau, folha-de-mangue, juvá, palometa, pilombeta e vento-leste.
Fonte- Jornalista Renato Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário